A vice-prefeita de Salvador e candidata a vice-presidente na chapa de Ciro Gomes, Ana Paula Matos (PDT), usou as redes sociais, nesta sexta-feira (19), para reafirmar o compromisso com a população em situação de rua do país. A postulante aproveitou a data nacional em alusão a luta do movimento para destacar as ações realizadas no período em que assumiu a Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza
Ana Paula afirmou que por trás de cada pessoa em situação de rua há uma história de vida, e destacou a importância de escutá-las para criar políticas públicas efetivas.
“Nas ruas, sentada em asfaltos, ao lado dessas pessoas, ouvi relatos emocionantes e surpreendentes. Todos os contextos me levaram a importância de ouvir para entender e promover ações humanizadas e individuais, que atendam os anseios de pessoas que são diferentes e possuem sonhos distintos.”
A candidata ressaltou a necessidade de debater o tema de forma mais propositiva para encontrar alternativas a fim de reparar anos de invisibilidade das pessoas em situação de rua. “Estar em situação de rua não é uma condição fácil, esse segmento é obrigado a lidar com enfrentamentos diários cheios de complexidades, como questões da violência, higiene, falta de alimentação, precariedade e abandono. Entretanto, o maior dos desafios, acredito eu, é o de vencer o estigma social de marginalização e preconceitos que muitas vezes dificulta ou inviabiliza o acesso a direitos básicos. Ciro e eu vamos focar na particularidade dessas pessoas, para dar oportunidade a cada indivíduo transformar sua realidade”.