Polícia

Reconhecimento Facial auxilia na captura de mais de 370 foragidos da Justiça

As últimas capturas ocorreram nesta terça (16) e quarta-feiras (17), em Camaçari e na Ilha de Itaparica e em Itabuna, sul da Bahia

Alberto Maraux
Alberto Maraux

Com mais três foragidos da Justiça capturados em menos de 24 horas, o Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP) atingiu a marca de 371 pessoas presas, desde a implantação em dezembro de 2018 e ampliada para 77 cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e do interior. As últimas capturas ocorreram nesta terça (16) e quarta-feiras (17), em Camaçari e na Ilha de Itaparica e em Itabuna, sul da Bahia.

Logo no início da manhã, guarnições do 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM) receberam informações do Centro Integrado de Comunicações (Cicom) de que um homem com mandado de prisão por homicídio passava por um dos pontos monitorados, em Camaçari. Ele foi abordado e conduzido para a 18ª Delegacia Territorial de Camaçari (DT/Camaçari), onde teve o mandado confirmado e segue à disposição da Justiça.

Já no sul do estado, ainda nesta quarta-feira (17), outro procurado por homicídio foi flagrado por equipes do 15ºBPM/Itabuna, após o Cicom informar que o homem foi identificado pelo sistema. O foragido foi apresentado na 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) e teve a identificação humana confirmada. Ele é o oitavo capturado no município, com auxílio da ferramenta.

Na Ilha de Itaparica, na terça-feira (16), um homem com mandado de prisão por tráfico de entorpecentes foi localizado por equipes da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), que receberam alerta do Centro Integrado de Comunicação. A ferramenta emitiu um alerta de mais de 92% de semelhança ao captar a imagem do criminoso, encaminhado à 19ª Delegacia Territorial.