Bahia

Com baixa adesão da vacinação de pólio, Salvador fará busca ativa para atrair público alvo

Salvador tem 156 salas de vacinas instaladas nos postos de saúde da rede básica soteropolitana ofertam os imunizantes de segunda a sexta-feira, das 08 às 17 horas

Jefferson Peixoto/Secom
Jefferson Peixoto/Secom

Com baixa adesão na primeira semana da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, a prefeitura de Salvador vai adotar novas estratégias para avançar nos números de imunizações. Nesta quarta-feira (17), o prefeito Bruno Reis afirmou que a Secretaria Municipal de Saúde programou uma busca ativa do público alvo, além de outras medidas.

"[Estamos fazendo] Divulgação na imprensa, uma campanha que estamos lançando, além de estratégias de mobilização, de animação, inclusive com busca ativa nas unidades de saúde, através de mensagem de texto e WhatsApp", disse o prefeito.

Na primeira semana de campanha, a prefeitura diz que aplicou mais de 5 mil doses entre as campanhas da pólio e da multivacinação. O número esperado pela prefeitura é de vacinar mais de 152 mil crianças menores de cinco anos contra a pólio. 

Bruno Reis afirmou que a prefeitura tem trabalhado para garantir a vacinação das crianças, mas fez um apelo para que os pais levem os filhos para a imunização.

"A prefeitura vem fazendo um esforço grande e aproveito para fazer um apelo para que mães e pais levem seus filhos para se vacinar. Tá aí mais do que provada a eficácia da vacina para combater todos os tipos de vírus e doenças, então mais do que nunca precisamos nos vacinar", disse.

A meta para a campanha contra a poliomielite é vacinar pelo menos 95% das crianças menores de 5 anos que moram em Salvador. Há duas vacinas contra a pólio disponíveis no calendário de vacinação: a VPO (vacina pólio oral) também conhecida por ser a vacina da gotinha e a VIP (vacina inativada pólio), administrada por via intramuscular.

Multivacinação

Além da campanha da pólio, a campanha da Multivacinação para jovens com idade inferior a 15 anos também está acontecendo. De acordo com a prefeitura de Salvador, o público alvo esperado é de 497 mil jovens. Neste caso, estarão disponíveis todas as vacinas do calendário básico de vacinação das crianças e dos adolescentes menores de 15 anos, como Hepatites A e B, tríplice viral e tetraviral, Pneumonia, Meningite e Otite (Pneumocócica 10 valente), Rotavírus Humano e outras. [Confira a lista abaixo].

Estratégia de vacinação

De acordo com a prefeitura de Salvador, 156 salas de vacinas instaladas nos postos de saúde da rede básica soteropolitana ofertam os imunizantes de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 08 às 17 horas.

Caso os pais ou responsáveis não possam levar as crianças nas unidades de saúde durante a semana, um “Dia D” de vacinação está programado para o próximo sábado (20).

Confira a lista das vacinas oferecidas na campanha de Multivacinação:

– Vacina da poliomielite (VIP ou VOP)

– Hepatites A e B

– Tríplice viral e tetraviral

– Pneumonia, Meningite e Otite (Pneumocócica 10 valente)

– Rotavírus Humano

– Meningocócica C

– Febre amarela

– Difteria, tétano e coqueluche (Tríplice bacteriana)

– Varicela

– HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano)

– Vacina meningocócica ACWY