Salvador vai receber o sinal 5G puro (standalone) a partir da próxima terça-feira (16). A decisão foi tomada pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi).
O 5G oferecido atualmente utiliza frequências de 4G e antenas 5G, ou seja, não é o 5G puro. A primeira capital do país a receber o serviço foi Brasília, no dia 6 de julho. Depois foi a vez de Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre, em 29 de julho e São Paulo em seguida, em 4 de agosto.
De acordo com a Anatel, a liberação para uso na faixa de 3,5 GHz se dará, a partir de 1° de janeiro de 2023, nos municípios brasileiros que possuam população igual ou superior a 500 mil habitantes. Já a partir de 30 de junho de 2023, será a vez dos municípios brasileiros com população igual ou superior a 200 mil habitantes.
Segundo as operadoras, os clientes não vão precisar fazer uma atualização do seu pacote de dados para acessar o 5G, basta que o usuário tenha um celular compatível com a tecnologia. Anatel listou em julho cerca de 60 modelos homologados, mas a tendência é que, com o tempo, todos os aparelhos incorporem a compatibilidade.Especificamente os usuários que têm um celular da Apple vão precisar baixar uma atualização de software, que ainda será disponibilizada.