Bahia

Presidente da entidade mantenedora do Martagão Gesteira fala sobre ação do McDia Feliz

Presidente da entidade mantenedora do Martagão Gesteira fala sobre ação do McDia Feliz

Reprodução Youtube / Salvador FM
Reprodução Youtube / Salvador FM

O programa Ligação Direta da Rádio Salvador FM recebeu, na manhã desta segunda-feira (15), o presidente do conselho da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil (LABCMI), Maurício Martins. Em entrevista, o presidente ressaltou a importância das doações para manutenção do Hospital Martagão Gesteira e da ação do McDia Feliz. 

No dia 27 de agosto deste ano, acontecerá a ação do McDia Feliz, nos pontos de venda do McDonald’s de Salvador, Região Metropolitana e Feira de Santana. A renda arrecadada com os sanduíches Big Macs serão destinados para dar continuidade  dos transplantes de medula óssea no Hospital Martagão Gesteira, contou o presidente da LABCMI.

Durante a entrevista, Maurício Martins destacou que o site oficial da instituição disponibiliza um link para a compra antecipada do ticket, pensando em reduzir a fila e o tempo de espera no dia da ação do McDia Feliz. 
 
O Hospital Martagão Gesteira é referência em atendimento pediátrico e juvenil em todo o estado. Para crianças de 0 a 14 anos, a unidade de saúde, através do Sistema Único de Saúde (SUS), tem 28 especialidades médicas pediátricas, com destaque para os serviços de alta complexidade.

Na Bahia, cerca de 1/3 das cirurgias pediátricas, neurológicas, neurológicas e cardíacas são realizadas pelo hospital.  Ao todo, aproximadamente 500 mil atendimentos são realizados gratuitamente com referência para tratamentos de alta complexidade como neurocirurgia, cardiologia e oncologia.

A Liga Álvaro Bahia e o Martagão estiveram focados na assistência materno-infantil, contribuindo para a promoção da saúde da criança e, por extensão, da família, particularmente a mais carente e desassistida. 

Criado em 1946 pela LABCMI, o hospital foi fundado para atender pacientes 100% originários do Sistema Único de Saúde (SUS). O Martagão Gesteira era  o primeiro e único hospital pediátrico do Norte/Nordeste do Brasil. Hoje, segue tendo a entidade mantenedora e recebe doações para continuação dos serviços prestados.