O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (SGI), Augusto Heleno, afirma que o ato de 7 de setembro, dia em que se comemora a Independência do Brasil, será pacífico. Ele descarta possibilidade de atos violentos, mesmo com a preocupação das autoridades dos Três Poderes.
“Eu não tenho dúvida de que o 7 de setembro será muito tranquilo. O clima não está para isso, não existe essa raiva reprimida, que vai explodir”, analisou Heleno.
O ministro é o responsável pela área de monitoramento de inteligência no governo. Ele afirma que, mesmo em 2021, o clima estava tenso, quando Bolsonaro chegou a ameaçar não cumprir as decisões judiciais do STF.
“A tensão pode acontecer, mas não desembocará em atos de violência. Não vai sair do campo da retórica. Muito papo e nenhuma ação”, diz.
Ele avalia que a celebração será realizada com desfiles não só militares, mas também das escolas e com participação de entidades da sociedade civil.
Segundo um levantamento do Monitor de WhatsApp da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), a circulação de mensagens com menções ao 7 de Setembro em grupos de WhatsApp cresceu 290% na última semana de julho.
As dez mensagens mais compartilhadas citam convocações de Bolsonaro a apoiadores e têm cunho golpista, com referências a intervenção militar e destituição de juízes do Supremo Tribunal Federal e afirmações falsas sobre as urnas eletrônicas.