A Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro (Sesau), no norte da Bahia, confirmou, na quinta-feira (11), o primeiro caso da varíola dos macacos na cidade. O paciente é um homem, de 32 anos, que está em isolamento e com sintomas leves.
Segundo a Sesau, o paciente está sendo acompanhado pelo órgão. O homem tem histórico de viagens pelos estados de Minas Gerais e Maranhão.
Na última quarta-feira (10), a Sesab informou que o estado contabilizava 25 casos da doença. Com esse de Juazeiro, a Bahia tem o total de 26 pessoas infectadas pela varíola dos macacos.
Os outros casos foram registrados nas cidades de Salvador (17), Santo Antônio de Jesus (2), Cairu (1), Conceição do Jacuípe (1), Feira de Santana (1), Ilhéus (1), Mutuípe (1) e Xique-Xique (1).
O primeiro caso da Monkeypox no estado ocorreu no dia 13 de julho. Os principais sintomas da doença são febre, dores de cabeça, musculares e nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão. A infecção é autolimitada com sintomas que duram de 2 a 4 semanas,