Na manhã desta quinta-feira (11), ex-funcionários dos antigos trens do Subúrbio de Salvador reuniram-se, no Largo da Calçada, para pedir o cumprimento do Plano de Demissão Incentivada dos trabalhadores. Com a manifestação, o trânsito está intenso no local.
A manifestação começou pouco depois das 7h. Foram usados pneus e pedaços de madeira em chamas para impedir a passagem de carros na via.
Os ferroviários chegaram a interditar uma via, mas que já foi liberada, segundo informações da Superintendência de Trânsito de Salvador. A categoria alega que o governo não cumpriu o acordo, e pedem pela supressão das horas-extras, pelo Laudo do Perfil Profissional Profissiográfico (PPP) e pelo Plano de Cargos e Salários (PCS).
Em nota, a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) informou que as negociações relacionadas ao plano de desligamento incentivado estão sendo realizadas. A companhia disse ainda que, em maio deste ano, foi assinado um acordo coletivo com validade até maio de 2023, reajustando cláusulas econômicas de todos os funcionários.