Bahia

Ação oferece exames gratuitos de DNA e orientação sobre paternidade socioafetiva na Bahia

A “Ação Cidadã Sou Pai Responsável”, organizada pela Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA), teve início nesta quarta-feira (10)

Caio Louriero
Caio Louriero

Uma iniciativa realizada em Salvador oferece exames de DNA gratuitos e assistência em ações de investigação de paternidade. A “Ação Cidadã Sou Pai Responsável”, organizada pela Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA), teve início nesta quarta-feira (10) e os serviços podem ser utilizados na sede do órgão, no bairro do Jardim Baiano, na capital.

Além do exame de DNA, durante a ação, pode ser feita também a solicitação de inclusão do nome do pai nos registros aos cartórios, encaminhamento de solicitações de pensão alimentícia em casos de DNA positivo, além de atendimentos e audiências de conciliação para resolver problemas familiares.

De acordo com a defensora pública Analeide Accioly, na edição deste ano, a ação inclui também o reconhecimento da paternidade socioafetiva, que é quando uma nova família é formada e a mulher já tem um filho de um relacionamento anterior.

"Vamos incentivar, orientar e assegurar o reconhecimento da paternidade socioafetiva, que é aquela situação em que uma família se forma, a mãe já tem um filho e esse novo companheiro vai criar e educar esse enteado como se filho fosse. A Justiça hoje permite a possibilidade do reconhecimento formal da paternidade socioafetiva", explicou.

Segundo a DPE, os serviços serão oferecidos também nos 46 municípios do interior da Bahia que contam com as comarcas do órgão.

A defensora acrescentou que todas as pessoas que não possuem o nome do pai no registro têm direito de acessar o serviço da Defensoria Pública. Para realização do exame e utilizar outros serviços da DPE, as pessoas podem fazer um agendamento via Whatsapp pelo telefone (71) 99722-5927, ou por demanda espontânea comparecendo na sede da DPE. É necessário que a mãe, o filho ou filha e o pai estejam presentes, com o documentos pessoais e comprovante de residência.