Antigos funcionários do Hospital Espanhol realizaram, na manhã desta terça-feira (9), uma manifestação em frente ao atual centro de tratamento para Covid-19, na Avenida Sete de Setembro, na Barra, em Salvador.
De acordo com a assessoria de comunicação do hospital, o protesto ainda é uma cobrança de dívidas trabalhistas que envolvem a antiga gestão da unidade. “São profissionais do antigo hospital extinto e fechado, que pertencia à Real Sociedade Espanhola”, destacou.
Ao longo desses 8 anos, em mais uma tentativa de cobrar dívidas trabalhistas, antigos funcionários da Real Sociedade Espanhola cobram a rescisão do contrato que foi encerrado em 2014, com a suspensão das atividades do Hospital Espanhol. Segundo a direção do SindSaúde da Rede Privada informou há dois anos, o fechamento da unidade gerou cerca de 2.800 funcionários dispensados, que estão à espera das indenizações.
A unidade de saúde foi cedida pela Justiça Federal para o governo baiano em 2020 e, em seguida, o hospital foi reaberto como uma unidade de tratamento covid-19. Recentemente, o contrato emergencial do Hospital Espanhol como centro de tratamento covid-19 foi prorrogado por mais 180 dias, em decisão publicada no dia 16 de junho no Diário Oficial do Estado (DOE).