Eleições

Kleber Rosa defende criação de projetos de enfrentamento à vulnerabilidade social na Bahia

Kleber Rosa defende criação de projetos de enfrentamento à vulnerabilidade social no estado baiano

Reprodução/YouTube
Reprodução/YouTube

Em entrevista ao programa Ligação Direta, da rádio Salvador FM, o candidato do PSOL ao Governo da Bahia, Kleber Rosa, defendeu, na manhã desta terça-feira (9), a criação de projetos voltados para enfrentar a vulnerabilidade social, cessar a fome e garantir a educação, o acesso a serviços básicos de educação, saúde e inserção no mercado de trabalho.

Kleber garantiu que pretende criar dois programas de auxílio à população, um de ação imediata, o Renda Mínima, que apesar da semelhança com o antigo Bolsa Família, trata-se de um programa do estado. “O programa visa garantir que toda família tenha uma renda mínima, para que as pessoas consigam enfrentar o desemprego e saiam da condição de extrema pobreza”, disse ele. 

Além disso, o candidato pontuou ainda a criação de um projeto complementar, o salário mínimo regional, que já acontece em outros estados. “A valorização do salário mínimo acima do salário nacional”, afirmou Kleber. Para ele, a criação de políticas públicas de natureza própria é imprescindível para a independência do estado.

Saúde 

Kleber Rosa defende que o passo prioritário para a saúde é a mudança da lógica de gestão. Para o candidato, o estado precisa operar, gerenciar as unidades, ao invés de entregar para organizações cuidarem e contratarem. “O problema é o sucateamento e privatização de saúde. A privatização acontece quando o estado entrega as unidades para organizações externas”, pontuou o psolista.

O candidato defende a estatização da saúde e a gerência direta do estado. Além disso, Kleber pontuou a criação de concurso públicos para contratação de servidores de saúde e melhores condições de trabalho, de valorização. Para ele, a valorização do serviço e desses trabalhadores reflete no atendimento, na fila de regulação.