Política

Bolsonaro é o mais rejeitado entre os que moram em favelas e Lula lidera, diz pesquisa

Apesar da rejeição, o governo Bolsonaro foi considerado o melhor da história por 21,15% dos entrevistados, e o de Lula por 48,65%

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (PL) é o candidato mais rejeitado entre os eleitores que vivem nas favelas, de acordo com a pesquisa inédita G10 Favelas/Favela Diz, divulgada na manhã desta terça-feira (9) e publicada pelo UOL.

De acordo com o levantamento, o ex-presidente Lula têm a preferência de 38% dos entrevistados e Bolsonaro tem 31%. Ciro Gomes (PDT) aparece isolado na terceira colocação com 7%. Todos os outros candidatos juntos somam 2%. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

O recorte representa 17 milhões de pessoas que vivem nas favelas, que correspondem a 8% de toda a população brasileira.

Quando questionados em quem não votariam em nenhuma hipótese, Bolsonaro tem ampla vantagem com 45,25%, enquanto Lula tem 32,09%. Ciro novamente aparece em terceiro com 4,10%.

Apesar da rejeição, o governo Bolsonaro foi considerado o melhor da história por 21,15% dos entrevistados. O ex-presidente Lula, contudo, parece ter deixado uma melhor impressão para uma parcela maior, com 48,65% reconhecendo que o seu governo foi o melhor de todos. 

O mandato de Fernando Henrique Cardoso é o escolhido por 8,85% dos entrevistados e o de Dilma Roussef (PT) por 1,90%, praticamente o mesmo índice da avaliação de Fernando Collor (1,60%).

Para Marx Rodrigues, CEO do instituto Favela Diz, há uma memória afetiva em relação aos governos de Lula e Bolsonaro. 

"O governo Lula se solidificou como um governo que ascendeu classes. Agora, o governo Bolsonaro intensifica fortemente os programas sociais e tende a quebrar a rejeição dentro desse eleitorado pesquisado", analisa.

Ele pondera, contudo, que será preciso observar as mudanças nos próximos anos para perceber o efeito na popularidade de Bolsonaro.