Esporte

Bahia recebe Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística pela primeira vez

A abertura oficial do campeonato será no dia 10 de agosto, às 17h50, na Arena de Esportes da Bahia, antigo Centro Pan-Americano de Judô

Ricardo Bufolin/CBG
Ricardo Bufolin/CBG

A Bahia que  já sediou, em 2019, uma edição do Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica, recebe pela primeira vez o evento na modalidade artística. O Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística acontecerá entre os dias 9 e 14 de agosto, na Arena de Esportes da Bahia, antigo Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas, com entrada gratuita. 

Grandes nomes da ginástica nacional desembarcaram na Bahia neste domingo (7). Ao todo, 181 atletas se inscreveram para esta etapa, onde competirão nas categorias infantil e adulto, sendo 113 para provas do feminino e 68 para provas do masculino.

Dentre eles, os campeões olímpicos Rebeca Andrade, ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 e atual campeã brasileira no individual geral e por equipes, e Arthur Zanetti, campeão olímpico em Londres 2012 e medalha de prata na Olimpíada Rio-2016.  

As atuais campeãs Pan-Americanas, por equipe, Flávia Saraiva e Lorrane Oliveira, também estarão presentes, junto a Arthur Nory e Francisco Barreto, ambos campeões mundiais e Caio Souza, que recentemente conquistou cinco medalhas no Pan-Americano de Ginástica (3 ouros, 1 prata e 1 bronze). 

A abertura oficial do campeonato será no dia 10 de agosto, às 17h50, também na Arena de Esportes da Bahia. Na ocasião, atletas e dirigentes da modalidade estarão presentes.  

O Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística tem a chancela da Confederação Brasileira de Ginástica e soma pontos no ranking para os campeonatos sul-americano e pan-americano. A competição é organizada pela Federação Baiana de Ginástica (FBG) com apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).