Bahia

Mais de 40 pacientes aguardam regulação hospitalar em Feira de Santana

Na última semana eram 30 pacientes

Jorge Magalhães/ Secom
Jorge Magalhães/ Secom

Quarenta e três pacientes aguardam regulação em Feira de Santana. O grupo está em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e policlínicas municipais esperando a transferência para uma unidade hospitalar até a última segunda-feira (1º). Na última semana eram 30 pacientes.

Segundo o Portal Acorda Cidade, no total, 22 pacientes estão na UPA Queimadinha, 8 na UPA Mangabeira. Outros 13 pacientes estão distribuídos nas policlínicas municipais – (6) Parque Ipê, (3) Tomba, (1) Feira X, (1) Rua Nova, (1) George Américo e (1) São José.

Regulação estadual

De acordo com a prefeitura de Feira de Santana, o Sistema de Regulação Estadual é uma ferramenta do Governo do Estado que disponibiliza vagas em unidades públicas hospitalares seguindo critério de gravidade, visando a democratização do acesso. Para isso, o paciente atendido em uma unidade de urgência e emergência é avaliado e submetido a exames laboratoriais ou de imagem, de acordo com as condições clínicas.

Se comprovada a necessidade de assistência hospitalar, os profissionais da unidade solicitam a regulação no sistema, para que o paciente tenha a assistência adequada.