Segundo Boletim InfoGripe divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o avanço na aplicação de doses de reforço contra a Covid-19 tem contribuído para a queda dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A informação foi veiculada na última quinta-feira (28).
De acordo com documento, a análise das curvas epidemiológicas de cada unidade federativa indica que, na maioria dos estados das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, não há mais sinal de crescimento. Ainda segundo a publicação, vários estados estão em situação de estabilidade e já apresentam indícios de queda. Nos estados de Goiás, Minas Gerais; Paraná;Rio de Janeiro; Rio Grande do Sul; Santa Catarina; São Paulo e Distrito Federal.
Nas regiões Norte e Nordeste, de modo geral, houve um processo de crescimento apenas no mês de junho, e já há sinais de interrupção de crescimento em estados.
Cobertura vacinal
A tendência de queda de casos por Covid-19 no País se justifica com a alta cobertura vacinal contra a doença. O Brasil caminha para alcançar 80% da população vacinada com as duas doses ou dose única.
Mais de 102 milhões de primeiras doses de reforço foram aplicadas. Com isso, nos últimos 14 dias, houve queda de quase 34% no número de casos. Já o número de óbitos apresentou queda de 9% no mesmo período.