O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, deu uma declaração controversa sobre aqueles que defendem uma alternativa à atual política de enfrentamento às drogas. Durante evento em Brasília, ela chamou os que apoiam a legalização das drogas de "vermes" e sugeriu uma solução radical.
“O Arnaldo [Correia de Medeiros, secretário do ministério] falou que o uso de drogas é uma das causas mais prevalentes da hepatite C. Nós somos contra o uso de drogas, embora haja pessoas que estão defendendo isso: liberação das drogas. Para esses vermes, nitazoxanida. Talvez mate essa gente”, disse Queiroga.
O nitazoxanida é um vermífugo popularmente conhecido como Annita. O remédio faz parte do chamado 'kit covid', que reúne medicamentos ineficazes para tratar o novo coronavírus, que foi amplamente defendido de distribuído pelo governo Bolsonaro.
A fala de Queiroga acontece duas semanas após a cantora Anitta admitir em live transmitida ao lado do rapper Felipe Ret, que defendia a legalização da maconha. Recentemente, a artista anunciou o apoio ao ex-presidente Lula (PT), ressaltando que não é uma visão ideológica alinhada ao PT, mas por entender a necessidade de derrotar o bolsonarismo.
Na live, Anitta pediu ajuda de Lula (PT), para dar atenção ao assunto caso seja eleito este ano.