O pré-candidato ao Governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) defendeu a implantação de câmeras nos uniformes policiais e afirmou que o projeto vai estar presente em seu programa de governo. O ex-secretário da Educação foi o entrevistado do programa Ligação Direta da rádio Salvador FM (92,3), nesta quarta-feira (27).
“Rui iniciou o processo e estamos vendo em São Paulo, experiências bem sucedidas. Vou aguardar o que Rui, nesses 5 meses, dará tempo de fazer, mas estará no meu Programa de Governo este compromisso. É possível que Rui, nestes meses, possa adiantar, mas ele irá e eu concluirei o processo”, afirmou o petista.
Segundo ele, na última década, a violência e segurança pública no país sofreram uma grande mudança. “O crime organizado vem se estruturando cada vez mais e faz movimentos de acordo com interesses e motivações deles em estados diferentes. (…). Ruim é considerado agora o governador que mais investiu na segurança, concurso público, comprou e equipou as duas polícias de viaturas, policiais com formação, valorização”, destacou o pré-candidato.
Jerônimo afirma ainda que quer deixar a marca com duas frentes. “Uma delas a tecnologia, continuar investindo em equipamentos, concursos, valorização profissional, segurança pública, mas vou investir em um formato que valorize muito a inteligência. O crime organizado exige que isso aconteça, eles têm recursos e investimentos que nem o estado tem. Muitas vezes, ações paralelas de educação, comunicação informativa… é mais fundamental do que inteligência e tecnologia aconteçam. Mas claro que o Governo Federal tem que ter política nacional de segurança pública”, disse.