Eleições

Jerônimo promete ampliar incentivo à agricultura familiar: 'Vou aportar mais do que Rui'

Apesar de reconhecer a importância do agronegócio para a exportação, é a agricultura familiar que ajuda a alimentar os brasileiros

Vagner Souza/Salvador FM
Vagner Souza/Salvador FM

Diante de um Brasil com mais de 33 milhões de pessoas passando fome, o ex-secretário de Educação, Jerônimo Rodrigues (PT), prometeu ampliar o incentivo à agricultura familiar na Bahia, caso vença a eleição ao governo do estado.

Com passagem pela Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado, Jerônimo reconhece a importância do agronegócio para o mercado de exportação, mas lembra que é a agricultura familiar que se mostra capaz de abastecer internamente o país e alimentar os brasileiros.

Segundo Jerônimo Rodrigues, a falta de incentivo à agricultura no campo provoca o deslocamento das pessoas da zona rural para as cidades, sem uma condição prévia de organização e estrutura.

"O DNA do agronegócio é a exportação, gerar dívidas, gerar empregos, o nosso é de ponta, exporta grãos, eucalipto, algodão. Mas alguém tem que produzir para abastecer o mercado interno, além de alimentos de qualidade, ajusta gestores, pois quando a agricultura familiar é apoiada, a população permanece no campo fazendo o que gosta, ao invés se deslocar para a cidade sem as condições estruturantes", apontou em entrevista ao programa Ligação Direta da Rádio Salvador FM (92.3), nesta quarta-feira (27).

"Quando perdemos a população para o campo é ruim, para as pessoas daquela cultura e para a cidade, que não está preparada para receber tanta gente sem planejamento", completou Jerônimo, que garante ser ainda mais generoso com o setor do que o próprio Rui Costa (PT), atual governador.

"Vou aportar mais do que Rui aportou na agricultura familiar", resumiu.