Polícia

Assaltante é o 329º foragido da Justiça encontrado pelo Sistema de Reconhecimento Facial

A tecnologia apontou a presença do 329º foragido da Justiça na tarde desta segunda-feira (25)

Divulgação/SSP-BA
Divulgação/SSP-BA

Após o alerta de 95% de similaridade, um assaltante que andava pelas ruas do Centro de Salvador foi capturado com ajuda do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP). A tecnologia apontou a presença do 329º foragido da Justiça na tarde desta segunda-feira (25).

Integrantes do Centro Integrado de Comunicações (Cicom) informaram as equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) próximas do local sobre a passagem do suspeito em um dos pontos monitorados pelas câmeras inteligentes. Eles pararam o suspeito e verificaram os documentos pessoais.

O homem, que possuía mandado de prisão pela prática de roubo expedido pela 1ª Vara de Execuções Penais de Salvador, foi levado para a sede da Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter), onde teve o mandado de prisão cumprido e aguarda decisão judicial. 

Números

A Bahia alcançou a marca de um foragido da Justiça preso por dia, após o início da expansão da tecnologia na capital, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e também no interior do estado.

Entre os dias 14 de junho e 25 de julho, quando a ferramenta foi ampliada, 69 criminosos com mandados de prisão pelos crimes de roubo, homicídio, tráfico de drogas, violência sexual, estupro, sequestro e porte ilegal de arma de fogo foram capturados na Bahia.

Com esta última captura, sobe para 38 o número de criminosos retirados do convívio social na capital baiana, oito em Porto Seguro, cinco em Alagoinhas, três em Barreiras, dois em Feira de Santana, Itabuna, Camaçari e Simões Filho, além de um caso nas cidades de Itaberaba, Jequié, Lauro de Freitas, Santo Antônio de Jesus, Valença, São Francisco do Conde e Candeias.