A candidatura de André Janones à Presidência da República será lançada neste sábado (23), pelo Avante, em Belo Horizonte. Janones é advogado e deputado federal em primeiro mandato.
Ex-cobrador de ônibus, ele foi alçado à Câmara dos Deputados após ganhar projeção nacional pela atuação na greve dos caminhoneiros, em maio de 2018.
De acordo com a última pesquisa Datafolha, divulgada em junho, Janones aparece em quarto lugar, com 2% das intenções de voto, tecnicamente empatado com Simone Tebet (MDB), Pablo Marçal (Pros) e Vera Lúcia (PSTU), com 1%.
Janones foi eleito deputado federal em 2018 com 178 mil votos, sendo o terceiro mais votado pelos mineiros, atrás apenas de Marcelo Alvaro Antonio (PSL) e Reginaldo Lopes (PT). Ele conseguiu desbancar figuras de peso, como Aécio Neves, ex-governador e ex-presidenciável do PSDB.
Em 2021, na metade de seu primeiro mandato, lançou-se como candidato a presidente da Câmara, na eleição que elegeu Arthur Lira (PP-AL). Ele conquistou apenas três votos.
O candidato do Avante ficou em segundo lugar na única eleição para o Executivo em que já se candidatou (à prefeitura de Ituiutaba, em 2016).