Os atletas brasileiros Thiago Braz e Augusto Dutra estreiam às 21h50 (horário de Brasília)nas provas classificatórias do salto com vara no Mundial de Atletismo de Eugene, no Oregon (Estados Unidos). Campeão olímpico na Olimpíada Rio 2016 e bronze em Tóquio, Braz disputará no Grupo A da qualificação, com outros 16 competidores, entre eles o sueco Armand Duplantis, atual campeão olímpico e recordista mundial.
O compatriota Augusto Dutra está no Grupo B, que representou o Brasil nos Jogos de Tóquio, caiu no Grupo B, que reúne 15 atletas. A final por medalhas reunirá 12 competidores que obtiverem os melhores tempos na fase qualificatória. As provas ocorrerão no Estádio Hayward Field, onde na última terça (19), Alison dos Santos conquistou a medalha de ouro nos 400 metros com barreiras.
Atual número 3 do ranking mundial, o paulista Thiago Braz já faturou duas vezes a medalha de prata nesta temporada. A primeira em março, ao saltar 5,95 metros no Mundial Indoor da Sérvia; e a outra em junho, na etapa Estocolmo (Suécia) do circuito mundial Diamond League, disputada ao ar livre, com a marca de 5,93 m.
Conterrâneo de Braz, também nascido em Marília (SP), Augusto Dutra foi prata nos Jogos Pan-Americanos de Lima (Peru), em 2019. Nesta temporada, Dutra venceu o Sul-Americano Indoor em Cochabamba (Bolívia), com marca de 5,50m, e também foi ouro no Troféu Brasil, ao saltar 5,40m.