Bahia

Governo da Bahia exonera 52 policiais de cargos da SSP

As mudanças foram publicadas no Diário Oficial desta terça-feira (19)

Vagner Souza/Salvador FM
Vagner Souza/Salvador FM

O Governo da Bahia promoveu 52 exonerações de cargos de diferentes escalões da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), ocupados por policiais militares, incluindo major, tenentes e coronéis. Os substitutos já foram nomeados.

As mudanças foram publicadas no Diário Oficial desta terça-feira (19), assinadas pelo governador Rui Costa (PT).

Foram trocados comandantes de companhias da Polícia Militar (CIPM) na capital e no interior, e também cargos de direção, logística e planejamento.

A área de segurança é uma das áreas sensíveis à gestão petista, com o estado sendo um dos mais perigosos e com maior taxa de homicídios por população no Brasil, segundo o mais recente Atlas da Violência publicado em 2021. 

O secretário de Segurança Pública, Ricardo Mandarino, desafiou recentemente críticos a comprovarem os dados que colocam a Bahia como líder no ranking de mortes e questionou "dados falsos" utilizados em pesquisas. 

Segundo o titular da SSP-BA, demais estados possuem critérios específicos que diferem da Bahia, além de mortes não registradas como em São Paulo e no Rio de Janeiro, onde foram descobertas covas "clandestinas".