A PEC dos Auxílios foi aprovada em 1° turno no Plenário da Câmara dos Deputados, na noite desta terça-feira (12), por 393 votos a 14. Somente a bancada do Novo fechou voto contrário à proposta encaminhada pelo Executivo e ajusta o orçamento para financiar programas sociais e benefícios para categorias.
O projeto causou polêmica por ser enviado em ano eleitoral, quando o presidente Jair Bolsonaro (PL) tenta a sua reeleição. A oposição alega que a medida tem fim eleitoreiro, mas como o impacto é positivo e beneficia a população, não decidiram por votar contra.
Muitos parlamentares, entretanto, preferiram não entrar neste terreno hostil e se ausentaram da votação. Na Bahia, 11 deputados simplesmente não votaram na PEC N°15.
A bancada do União Brasil, por exemplo, se dividiu entre os que votaram a favor da medida, como os deputados Arthur Maia, Elmar Nascimento e José Rocha, e outros ausentes que foram Igor Kannário, Leur Lomanto Jr., Paulo Azi e Dayane Pimentel.
Pré-candidato ao Senado pelo PP, o deputado federal Cacá Leão também não votou, assim como o seu correligionário Ronaldo Carletto.
Confira a lista completa:
Alex Santana (Republicanos-BA)
Cacá Leão (PP-BA)
Félix Mendonça Jr (PDT-BA)
Igor Kannário (União Brasil)
João Carlos Bacelar (PL-BA)
Leur Lomanto Jr (União Brasil-BA)
Paulo Azi (União Brasil-BA)
Dayane Pimentel (União Brasil-BA)
Ronaldo Carletto (PP-BA)
Sérgio Brito (PSD-BA)
Uldurico Junior (MDB-BA)