Política

Caio Paes de Andrade é eleito presidente da Petrobras

A expectativa é que o novo executivo adote medidas mais alinhadas ao Palácio do Planalto e a parlamentares do Centrão

Divulgação/ Ministério da Economia
Divulgação/ Ministério da Economia

O Conselho de Administração da Petrobras aprovou no final da manhã desta segunda-feira (27), a indicação de Caio Paes de Andrade para presidir a companhia. A indicação do presidente Jair Bolsonaro (PL), foi aprovada por 7 votos a 3.

Andrade foi escolhido na semana passada pelo governo Jair Bolsonaro para substituir José Mauro Ferreira Coelho, que deixou a direção da empresa na segunda-feira (20) após pressão do chefe do Executivo.

Na semana passada, alguns integrantes da companhia questionaram o nome proposto pelo governo federal pelo fato de ele ser da área de comunicação social. Ele também não tem experiência no setor de petróleo e energia. Apesar disso, Caio Paes de Andrade recebeu o aval do Comitê de Elegibilidade da companhia.

A mudança no comando da Petrobras ocorre após constantes críticas de Jair Bolsonaro à política de preços da companhia e aos sucessivos aumentos nos preços dos combustíveis. A tendência é que Caio Paes de Andrade adote medidas mais alinhadas ao Palácio do Planalto e a parlamentares do Centrão.

Mesmo sem ter sido confirmado como presidente da Petrobras, o indicado do governo se reuniu na semana passada com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), para discutir a política de preços da companhia. A expectativa é que o novo executivo também faça mudanças nos principais cargos da empresa