O Movimento dos Sem Teto de Salvador (MSTS) ocupou, na manhã deste sábado (25), o antigo Hotel Atlântico, localizado na Avenida Otávio Mangabeira, no Jardim de Alah, em Salvador. O hotel estava sendo utilizado nos últimos anos pelos integrantes do MSTS que também pertencem a Associação de Catadores de resíduos, com a finalidade de moradia e formação profissional de pessoas sem-teto na área de reciclagem de resíduos.
A luta pelo acesso à moradia tem se tornado cada vez mais forte nestes tempos em que os programas habitacionais de interesse social sofreram desmontes pelo governo Federal. Vivemos num momento histórico em que as pessoas não conseguem mais pagar aluguel por conta do aumento do desemprego e carestia de gás e alimentos no mercado.
Salvador, cidade mais negra do mundo fora de África, tem grande população vivendo em ocupações urbanas e nas periferias, são grupos vulneráveis, em sua maioria mulheres negras, que, historicamente, foram minimizadas em sua existência e “ocupar” foi o resultado da falta de escolhas, são trabalhadores e trabalhadoras que vivem da informalidade.