Bahia

Sobape alerta para segurança de crianças e adolescentes no São João

Especialistas advertem contra brincadeiras com fogueira, fogos de artifício e consumo de bebidas alcoólicas

Vagner Souza/Salvador FM
Vagner Souza/Salvador FM

Com a volta dos festejos juninos, após dois anos sem realização, decorrente da pandemia de Covid-19, algumas preocupações antigas também se tornam presentes. A Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) reforça os cuidados necessários com crianças e adolescentes durante o período.

A Sobape alerta que bebidas alcoólicas e fogos de artifício nunca devem ser manipulados por crianças, que também não devem brincar com balões ou saltar fogueira. Brincadeiras que envolvem, por exemplo, traques de massa, devem acontecer apenas sob a supervisão de um adulto. “Outro cuidado importante é com as crianças portadoras de alergias e infecções respiratórias, que demandam atenção especial por causa da fumaça das fogueiras e fogos”, reforça a presidente da Sobape, a pediatra Ana Paz.

Líquidos inflamáveis, fósforos e isqueiros devem ser guardados fora do alcance de crianças. Também é preciso atenção para manter bebês e crianças longe da cozinha e do fogão, principalmente durante o preparo das refeições. No casos de acidentes com queimaduras, a recomendação é buscar atendimento médico e fugir de “tratamentos” caseiros como a aplicação de manteiga, creme dental ou qualquer outro produto no ferimento. 

Também é recomendado que bebês e crianças não permaneçam em ambientes com barulhos excessivos e é preciso tomar cuidado quanto ao consumo de alimentos típicos. “A gente chama atenção também para o consumo de alimentos em grãos típicos dessa estação, como milho e amendoim, diante do risco de causar sufocamento em crianças menores, especialmente as que estão engatinhando porque podem acabar pegando os grãos que caem no chão”, pontua a vice-presidente da Sobape, a pediatra Dolores Fernandez.

Como a pandemia é uma realidade, é imprescindível verificar a carteira de vacinação da criança, no caso de viagem. “Não baixem a guarda nos cuidados sanitários contra a Covid-19 e suas variantes, mantendo a mesma rotina de proteção, com uso de máscaras e higienização das mãos”, alerta Ana Paz.