Uma das características do mês de junho na Bahia é a mudança nas temperaturas. Se durante boa parte do ano o clima é solar, o friozinho já é marca registrada das festas de São João no interior do estado, tendo cidades que registram queda de mais de 10º C. Perfeitas para tomar um licor perto da fogueira e dançar aquele forró agarradinho, esses locais frios são uma boa pedida para curtir as festividades.
A baixa temperatura nas cidades baianas têm origem em três fatores principais: localização, relevo e a estação. De acordo com Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), nos meses de inverno, o clima seco, somado ao deslocamento de frentes frias, acaba contribuindo para a ocorrência da queda nos termômetros. Na maioria das vezes, esta condição é melhor observada em locais de maior altitude. Chuvas e ventos também podem intensificar a baixa sensação térmica.
Nessas cidades, a presença do relevo elevado é causadora de um alto grau de amplitude térmica, variando bruscamente entre temperaturas mínimas e máximas. O metereologista Heráclio Araújo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explicou ao portal São João na Bahia que esse fenômeno acontece principalmente pela ausência de nebulosidade na atmosfera.
“Durante o dia há poucas nuvens no céu, assim o sol aquece mais rápido a superfície e, consequentemente, a temperatura fica mais alta. Porém, durante a noite como não tem essa nebulosidade, esse cobertor que poderia armazenar o calor, a perda dele também é muito rápida, gerando temperaturas mais frias. Então, para algumas localidades do estado, principalmente as mais serranas, com a altitude mais elevada, independente da época do ano, elas são mais frias; e em junho, com o inverno, isso se intensifica”, esclarece.
Destinos
Nas regiões mais altas da Bahia, Piatã, Vitória da Conquista e Mucugê destacam-se pelas temperaturas mínimas que chegam a bater 9º. Nelas, o forró está garantido esse ano, reunindo nomes como Targino Gondim, Solange Almeida e Eloísa Olinto. Suas festas somam, juntas, mais de 20 artistas, além de contarem com quadrilhas e vilas juninas. Nestes locais, as comemorações acontecerão do dia 23 ao dia 26 de junho.
No Oeste baiano, cidades como São Desidério, Correntina e Barreiras podem chegar até 10ºC. Em São Desidério e Correntina as festas contarão com quadrilhas, brincadeiras típicas e show com artistas locais e regionais. Em Barreiras, o tradicional Arraiá do Parque está de volta, com mais 30 atrações, dentre elas Maiara e Maraisa, Gustavo Mioto e Barões da Pisadinha. A programação acontece de 22 a 26 de junho.
Veja as temperaturas mínimas de cada cidade para o mês de junho:
Piatã – 9º
Vitória da Conquista – 13º
Mucugê – 12º
São Desidério – 10º
Correntina – 10º
Barreiras.- 10º
Informação do portal São João na Bahia.