A Polícia Federal prendeu na noite desta terça-feira (14) mais um suspeito de participação no desaparecimento do indigienista Bruno Araújo Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips. Oesney da Costa de Oliveira, 41, conhecido como "Dos Santos', é irmão de Amarildo da Costa de Oliveira, o "Pelado", que já havia sido detido em Atalaia do Norte, no Amazonas.
Ele está em custódia e será interrogado pela PF. Até o momento, nove pessoas foram ouvidas em depoimento, entre elas a esposa de Amarildo, preso na semana passada sob outro pretexto, flagrado com armas, munição e droga em sua residência.
Bruno e Dom foram vistos a última vez no domingo, dia 5 de junho, por volta das 6h, na comunidade de São Rafael. Os dois passavam pela localidade antes de prosseguirem com destino a Atalaia do Norte.
Um novo vídeo divulgado mostra o momento em que Bruno e Dom se encontram com o barco em que Amarildo está, e que o alerta que aquela área é de pescadores. A região é conhecida pela pesca ilegal e tráfico de animais e drogas.
""Os dois se deslocaram com o objetivo de visitar a equipe de Vigilância Indígena que se encontra próxima à localidade chamada Lago do Jaburu (próxima da Base de Vigilância da FUNAI no rio Ituí), para que o jornalista visitasse o local e fizesse algumas entrevistas com os indígenas", diz o texto da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja).