O governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou que, em até 15 dias, será escolhido o local onde as câmeras serão instaladas, nos uniformes dos policiais ou nas viaturas.
Rui destacou que a instalação das câmeras possibilitam o monitoramento e são capazes de identificar a rotina de criminosos e de definir estratégias de abordagens preventivas. “Operação preventivas como as de hoje, você não está reagindo a um assalto ou a um crime. Você está antecipando, prendendo quadrilhas que se envolveram ou que estão planejando um crime a partir do monitoramento feito pelas câmeras”, pontuou o governador do estado.
Questionado sobre a escolha das câmeras, o governador relatou que os recursos são limitados e na segunda (11) foi apresentado a ideia para que as estratégias sejam escolhidas. “Pedi que me apresentassem os custos e eventuais benefícios das câmeras de fardas e nos automóveis, para escolhermos em no máximo 15 dias qual modelo será implantado”, disse.
O governador pontuou ainda que as câmeras instaladas nas viaturas permitem uma visualização melhor, um olhar de 360° graus. “Se a câmera passa por um ponto de ônibus, ela é capaz de reconhecer instantaneamente todos que estão parados no local, através da leitura facial”, ressaltou Rui.