Salvador vai receber mil e duzentas câmeras inteligentes que serão distribuídas em pontos estratégicos da cidade. O serviço beneficiará todos os colégios estaduais, que contarão com câmeras nas partes frontais ou em seus entornos.
“Todos sabem o quanto traficantes e criminosos buscam se aproximar das escolas para abordar jovens e captá-los tanto para o tráfico ou para o consumo”, explicou o governador Rui Costa, durante ato simbólico, realizado no Centro de Operações e Inteligência, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
Salvador já conta com 300 câmeras em funcionamento. Em breve, uma nova escola será inaugurada na Vila Canária, que já conta com o sistema de monitoramento.
A instalação integra a primeira etapa da expansão do projeto Video-Polícia, que amplia o parque tecnológico e representa o maior investimento na história da Segurança Pública da Bahia. A expansão prevê a instalação de mais de quatro mil câmeras inteligentes na Bahia e a ampliação dos pontos com reconhecimento facial e de placas veiculares; além disso, passa a oferecer a modalidade de análises de situações e comportamentos realizadas através de softwares.