Bahia

Qualidade da educação é avaliada em unidades da rede municipal

A iniciativa é promovida pela Secretaria Municipal da Educação (Smed) e envolve toda a comunidade escolar

Google Street View
Google Street View

As escolas da rede municipal de ensino de Salvador participam, até esta sexta-feira (10), da primeira etapa de uma autoavaliação participativa, com o objetivo de monitorar a qualidade da oferta da educação infantil em cada unidade escolar que atende à educação básica. A iniciativa é promovida pela Secretaria Municipal da Educação (Smed) e envolve toda a comunidade escolar.

Em uma das unidades, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Virgem de La Almudena, no Candeal, a ação foi realizada na última quarta-feira (8). Na ocasião, estiveram presentes pais, membros da comunidade, líderes comunitários e parceiros da unidade, a exemplo da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Conselho Tutelar e Unidade de Saúde da Família do Candeal (USF).

Fatores e indicadores

A etapa realizada na escola foi a autoavaliação, que analisou diversos critérios ligados ao planejamento institucional; multiplicidade de experiências e linguagens: interações; promoção do bem-estar e saúde; espaços, materiais e mobiliários; formação e condições de trabalho dos professores e demais profissionais; e a intersetorialidade e território. A próxima será o planejamento das ações que ocorrerão no próximo período. 

A previsão é que a reunião para o planejamento ocorra daqui a três meses.

A diretora do CMEI, Isa Coutinho, explicou que a avaliação envolve o funcionamento escolar dos pontos de vista externo e interno, atrelado a 184 fatores e 28 indicadores. 

“É um novo olhar para este segmento que está crescendo a cada dia. Vemos cada vez mais a necessidade de introdução das crianças nos ambientes educativos. Nossa escola é inclusiva e estes indicadores contém a necessidade desta clientela, que antes não era tão escutada. Esperamos que, a partir deste planejamento, a gente possa ampliar as conquistas para educação infantil”, relatou.