O ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) segue como favorito na disputa pelo Governo da Bahia nas eleições deste ano, com 56% das intenções de voto. Já Jerônimo Rodrigues (PT), aparece com 18%. Os dados são da pesquisa do Real Time Big Data divulgada nesta quinta-feira (9).
Em terceiro lugar, aparece o ex-ministro da Cidadania e deputado federal João Roma (PL), citado por 10% dos entrevistados.
Kleber Rosa (Psol) somou apenas 1%. Brancos e nulos somam 8% das intenções de voto, e 7% dos entrevistados não quiseram ou não souberam responder. Os percentuais são da pesquisa estimulada, quando os participantes são apresentados em uma lista de candidatos.
Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apontados, ACM ainda aparece na liderança, com 21% das intenções de voto. Jerônimo Rodrigues tem 6% e João Roma, 5%.
Pesquisa estimulada – Governo da Bahia
ACM Neto (União Brasil): 56%
Jerônimo Rodrigues (PT): 18%
João Roma (PL): 10%
Kleber Rosa (Psol): 1%
Branco/Nulo: 8%
Não sabem/Não responderam: 7%
Pesquisa espontânea – Governo da Bahia
ACM Neto (União Brasil): 21%
Jerônimo Rodrigues (PT): 6%
João Roma (PL): 5%
Branco/Nulo: 4%
Não sabem/Não responderam: 64%
O levantamento Real Time Big Data, ainda revela que o governo de Rui Costa (PT), é avaliado como ótimo ou bom por 42% dos entrevistados. Para 30%, o governo é regular, e outros 24% o consideram ruim ou péssimo.
No cenário que avaliou a rejeição dos candidatos, João Roma aparece com o maior índice, com 30% das citações, em seguida, está Jerônimo Rodrigues, com 29%; Kleber Rosa, 22%; e ACM Neto, 17%.
Senado
Já a disputa ao Senado mostra um cenário indeciso: 81% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder no cenário espontâneo. Já no cenário estimulado, Otto Alencar (PSD) aparece na frente, com 29% das intenções de voto.
Pesquisa Senador (BA) – cenário espontâneo
Otto Alencar (PSD): 7%
Dra. Raíssa Soares (PL): 4%
Cacá Leão (PP): 2%
Jaques Wagner (PT): 1%
Branco/Nulo: 5%
Não sabem/Não responderam: 81%
Pesquisa Senador (BA) – cenário estimulado
Otto Alencar (PSD): 29%
Dra. Raíssa Soares (PL): 11%
Cacá Leão (PP): 6%
Tâmara Azevedo (Psol): 5%
Branco/Nulo: 22%
Não sabem/Não responderam: 27%
O instituto ouviu 1.500 pessoas nos dias 7 e 8 de junho em 77 municípios baianos. A margem de erro do levantamento, registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BA-01168/2022, é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança da pesquisa é de 95% – o que significa que, levando em consideração a margem de erro, a probabilidade de o resultado da pesquisa retratar a realidade é de 95%.