A Universidade Federal da Bahia (Ufba) anunciou na tarde desta terça-feira (7), que o semestre 2022.2 terá um público mais amplo, com a retomada da oferta regular de componentes curriculares na modalidade presencial. A resolução, que também estabelece a retomada do trabalho presencial para professores e técnico-administrativos de qualquer idade, foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni) na segunda-feira (6).
De acordo com a instituição, a decisão tem amparo na análise atualizada do cenário epidemiológico apresentada ao Consuni pelo Comitê de Assessoramento do Coronavírus da universidade. O estudo demonstrou estabilização de baixos índices de contaminação e mortalidade pela Covid-19 nas últimas semanas.
A Ufba informou ainda que fica mantida a obrigatoriedade do ciclo vacinal completo para professores, técnicos e estudantes, com recomendação de manutenção de doses de reforço em dia.
A oferta de disciplinas deverá, portanto, ser presencial em sua quase totalidade. A universidade deixa em aberto a possibilidade de oferta do ensino remoto apenas para professores impedidos de se vacinar por recomendação médica. Esses devem apresentar o laudo médico validado pelo Comitê.
Também poderão ficar em ensino remoto os professores aposentados que se mantenham em atividade e que não queiram lecionar presencialmente.
A resolução também restabelece os módulos normais dos componentes curriculares e permite a oferta da quantidade total de vagas vigentes antes da pandemia.
Outra medida anunciada pela Ufba foi a suspensão do limite de tempo para permanência nos espaços da universidade. Com isso, permite o cumprimento regular de carga horária por docentes e técnicos, de acordo com as condições de trabalho nas unidades e órgãos.
Assim, até o início do próximo semestre, dirigentes de unidades e órgãos deverão solicitar à Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura as medidas de manutenção e adequação necessárias para a retomada da vida presencial em condição semelhante à existente antes da pandemia.
Uma nova versão do Plano de Biossegurança e Contingência será editada pelo Comitê para o semestre 2022.2. Uma das medidas já sinalizadas é a manutenção da obrigatoriedade do uso de máscaras em espaços fechados.
Outra alteração em relação ao semestre 2022.1 é o uso de ar condicionado nas salas, que agora será permitido no período de aula ou de expediente, com portas e janelas fechadas.