Bahia

Estrutura estimula reciclagem e ações sustentáveis em Salvador

Salvador recebe o projeto Braskem Recicla, em comemoração à Semana do Meio Ambiente na capital baiana

Marcelo Camargo / Agência Brasil
Marcelo Camargo / Agência Brasil

Até o próximo domingo (12), Salvador recebe mais uma edição do projeto Braskem Recicla, iniciativa promovida pela Braskem com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) e Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb). A estrutura está instalada no Salvador Shopping, no estacionamento próximo ao Espaço Gourmet, e integra as ações em comemoração à Semana do Meio Ambiente na capital baiana.

O projeto Braskem Recicla está montado em uma estrutura geodésica, construída com 1,7 tonelada de plástico reciclado. No local, os consumidores do empreendimento aproveitam a experiência interativa para aprender sobre hábitos sustentáveis, como pós-consumo responsável, descarte correto de resíduos e reciclagem.

Durante a visita, adultos e crianças também podem participar de um jogo sobre o ciclo da reciclagem com um tabuleiro humano, aprender sobre economia circular com a exposição “Meu lixo vai para onde eu levar” e entregar resíduos como óleo de cozinha, eletrônicos, papel, eletrodomésticos, eletrônicos, metais e vidro no sistema drive-thru, no horário de funcionamento do shopping. A expectativa é que o montante entregue gere uma renda de R$10 mil para a Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ecológicos do Paraguary (Cooperguary) e Cooperativa de Catadores Agentes Ecológicos de Canabrava (Caec), que vão participar do projeto.

Para a secretária da Secis, Marcelle Moraes, o projeto permite a conscientização das pessoas para a necessidade da coleta seletiva. “A reciclagem muda o mundo e faz com que a gente aproveite materiais do nosso dia a dia, conservando o meio ambiente”.

“Sabemos o quanto a ação tem transformado o olhar das pessoas em relação ao descarte de resíduos, repensando seus hábitos de consumo e refletindo cada vez mais sobre a importância de adotar práticas sustentáveis no dia a dia. Por isso, integramos o projeto mais uma vez, com o suporte logístico necessário, de forma a garantir que todo o material recolhido seja direcionado para as cooperativas contempladas pela iniciativa”, declarou o presidente da Limpurb, Omar Gordilho.

A gerente de Relações Institucionais da Braskem, Magnólia Borges, afirmou que a parceria com a Prefeitura é fundamental para viabilizar iniciativas como essa. “Temos o compromisso de fomentar a economia circular e a reciclagem, e essa iniciativa vem para fortalecer essas ações”.