Saúde

Ministério da Saúde lança programa de qualificação do Sistema Nacional de Transplantes

Todos os centros transplantadores serão reclassificados com foco no aperfeiçoamento do controle dos resultados

Wallace Martins / MS
Wallace Martins / MS

O QualiDot, Programa de Qualificação do Sistema Nacional de Transplantes por meio da avaliação de critérios e indicadores, foi lançado pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (6). O objetivo do programa é reclassificar todos os centros transplantadores do país para aperfeiçoar os mecanismos de controle relativos aos resultados dos transplantes. 

A estratégia é coordenada pela Secretaria de Atenção Especializada à Saúde. Os hospitais com atividades transplantadoras de, no mínimo, dois anos podem aderir ao programa.

O programa consiste no monitoramento e avaliação dos serviços de transplantes de órgãos e de medula óssea, mediante acompanhamento de indicadores quali-quantitativos e a concessão de incentivo financeiro adicional para serviços de alta performance. O aprimoramento ocorre mediante redefinição e criação de incentivo sobre indicadores de qualidade em doação e transplantes, passando pela estrutura e processo até chegar nos resultados. Após a reclassificação de todos os centros transplantadores, o impacto financeiro previsto é de R$26 milhões.