A cidade de Salvador irá suspender a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 em crianças com 5 anos e em crianças entre 5 e 11 anos com imunossupressão a partir de terça-feira (7). Além desses dois grupos, a imunização com a segunda dose da Pfizer pediátrica para os jovens habilitados também estará suspensa na capital baiana.
De acordo com a prefeitura, a medida acontece por causa do baixo estoque do imunizante da Pfizer pediátrica na capital. A Secretaria Municipal da Saúde aguarda o repasse de novas doses por parte do Ministério da Saúde para retomar a estratégia.
A estratégia de 1ª e 2ª doses para as crianças de 6 a 11 anos (que não têm imunossupressão) segue normalmente com a aplicação do imunizante CoronaVac.
Demais grupos
A estratégia contempla o “Liberou Geral” para aplicação da 1ª, 2ª e dose de reforço para pessoas com 12 anos ou mais, independentemente de ser residente de Salvador. Para receber o imunizante, o único requisito é ter o cartão SUS vinculado a algum município do estado da Bahia.
O interessado deve apresentar OBRIGATORIAMENTE originais e cópias do cartão de vacina, carteira nacional de vacinação digital (CONECTSUS atualizado), documento de identificação com foto e comprovante de residência do município do Estado da Bahia.
As unidades seguem ainda com a aplicação da 4ª dose da vacina contra a Covid-19 para idosos com 60 anos ou mais com nome na lista do site da SMS.
Os demais grupos que não estão incluídos na estratégia ‘Liberou Geral’, devem residir em Salvador e ter o nome na lista do site da Secretaria Municipal da Saúde. Amanhã segue ainda a vacinação para crianças de 6 a 11 anos com nome na lista do site da SMS em instituições de ensino da capital baiana.
ATENÇÃO: Os indivíduos de 18 anos ou mais, que tomaram a Vacina Janssen, não estão indicados para receber a dose de reforço (3ª dose), pois o esquema de vacinação é Dose única + Dose de Reforço (2ª dose).
Apenas os imunossuprimidos que fizeram o esquema com a Vacina Janssen tem indicação de dose de reforço (3ª dose).
Confira os pontos de vacinação:
1ª E 2ª DOSE PEDIÁTRICA – CRIANÇAS DE 06 A 11 ANOS – COM O NOME NO SITE – 08 ÀS 16 HORAS
Menos as crianças imunossuprimidas.
Postos fixos: USF Lealdina Barros (Vale da Muriçoca), USF Menino Joel (Nordeste de Amaralina), USF Alto das Pombas, USF Garcia, USF Imbuí, USF Vale do Matatu, UBS Manoel Victorino (Brotas), USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), UBS Eunísio Teixeira (Saboeiro), USF Arraial do Retiro, USF Saramandaia, USF Cajazeiras V, USF Cajazeiras XI, USF Cajazeiras IV, UBS Péricles Cardoso (Barbalho), USF Gamboa, UBS Ministro Alkimin, USF São José de Baixo, USF Jardim das Margaridas, UBS Orlando Imbassahy (Bairro da Paz), USF Mussurunga I, UBS São Cristóvão, USF Vila Verde, UBS José Mariane (Itapuã), USF Nova Esperança, USF San Martim III, 16º Centro de Saúde do Pau Miúdo, Multicentro Liberdade, USF Gal Costa, USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança), USF Nova Brasília, UBS Castelo Branco, USF São Marcos, USF Pirajá, UBS Frei Benjamin (Valéria), USF Capelinha, UBS Sérgio Arouca (Paripe), USF São Tomé de Paripe, USF São João do Cabrito, USF Colinas de Periperi, USF Alto da Terezinha, USF Fazenda Coutos III, USF Alto de Coutos I, USF Bom Jesus dos Passos, USF Ilha de Maré e USF Paramana.