O Coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), pré-candidato do PSOL a deputado federal em São Paulo e presidenciável nas eleições de 2018, Guilherme Boulos, desembarca em Salvador nesta terça-feira (07) para participar do lançamento da pré-candidatura a deputado estadual do ativista antirracista e fundador do Coletivo de Entidades Negras (CEN) Marcos Rezende (PSOL), postulação que é prioritária para o grupo nacional de Boulos no PSOL. Além do lançamento, Boulos vai cumprir uma agitada agenda de compromissos na capital baiana, incluindo inauguração da primeira Cozinha Solidaria da Bahia e o lançamento do seu novo livro, 'Sem Medo do Futuro'.
O evento de lançamento da pré-candidatura do ativista Marcos Rezende com a presença do líder do MTST acontecerá no dia 07 de junho, às 19h, na Senzala do Barro Preto, sede do bloco afro Ilê Aiyê, na Ladeira do Curuzu, Liberdade, bairro mais negro de Salvador. A atividade política reunirá apoiadores de diversos municípios da Bahia, líderes do Congresso Nacional, lideranças comunitárias, estudantes, gestores e representantes de universidades e dos povos indígenas, quilombola, povos de terreiros, ativistas da cultura e da pauta LGBTQIAP+, entre outros segmentos que juntos formam uma frente em defesa dos direitos do povo baiano.
Lideranças como o presidente nacional do PSOL, Juliano Medeiros, o prefeito de Belém Edmilson Rodrigues, o escritor e intelectual Silvio Almeida, a deputada do Rio de Janeiro Renata Souza, a vereadora de Belo Horizonte Bela Gonçalves, entre outras figuras de expressão nacional, farão discursos presenciais e virtuais no evento, que promete lotar a Senzala do Barro Preto, na Ladeira do Curuzu. Todos os protocolos de segurança, como distribuição de máscaras e álcool em gel, serão cumpridos.
Também está prevista a presença no evento da pré-candidata a Senadora do PSOL da Bahia, Tâmara Azevedo, dirigente e ativista do Coletivo de Entidades Negras. Única mulher do campo progressista a disputar as eleições para o Senado, Tâmara também conta com o apoio de Boulos para se tornar a única representante baiana de esquerda na Casa Alta do Congresso Nacional.
“Estou muito feliz de voltar à Bahia. Marcos é um importante representante do movimento negro, de terreiros, dos sem teto e de todas as minorias que lutam há anos por mais direitos e dignidade. Um candidato íntegro, que quero ver atuando fortemente na Assembleia Legislativa da Bahia em 2022, defendendo com muito vigor o nosso povo contra as desigualdades, a exclusão social, o desemprego e o racismo”, afirmou Guilherme Boulos em vídeo de convocação do lançamento, publicado nas redes sociais. Na mensagem gravada, o líder do MTST fala que "vamos eleger Marcos Rezende deputado estadual da Bahia".
AGENDA
Assim que chegar na capital baiana, na manhã de terça-feira (07), Boulos fará uma visita à Casa de Oxumarê, um dos mais antigos e tradicionais terreiros de candomblé da Bahia que, ao longo de sua história, contribuiu de modo significativo para preservar e difundir a cultura africana no Brasil.
Em seguida, às 12h, o pré-candidato do PSOL participará no mesmo local da inauguração da primeira Cozinha Solidária da Bahia, que se chamará Cozinha Solidaria Mãe Simplícia, em homenagem à iyalorixá que comandou a Casa de Oxumarê há três gerações. O projeto das Cozinhas Solidárias é realizado por todo o Brasil pelo MTST, com o objetivo de ajudar a combater a fome em períodos de crise sanitária, social, econômica e política. Na Bahia, o equipamento atenderá a toda região da Avenida Vasco da Gama e Centro.
Já na quarta-feira (08), antes de embarcar para São Paulo, um almoço na comunidade Solar do Unhão marcará o lançamento do livro “Sem Medo do Futuro”, de autoria de Guilherme Boulos (PSOL) e publicado pela Editora Contracorrente. A obra tem como tema os problemas sociais, econômicos e políticos do Brasil, além de ideias para lidar com eles. O evento, organizado pelo CEN junto com a editora, será apenas para convidados e membros da comunidade, além de lideranças políticas de esquerda.