Política

Prefeitura lança ações de apoio à cultura em Salvador

O presidente da FGM salientou que, após o período de pandemia, onde a prioridade foi manter minimamente os profissionais de uma forma digna, agora é momento de reforçar ações de apoio ao setor de forma a trazer de volta os espetáculos aos palcos da cidade

Betto Jr/Secom
Betto Jr/Secom

Com investimento superior a R$11 milhões, distribuídos em mais de mil projetos, a Prefeitura apresentou, nesta segunda-feira (6), as ações de fomento à cultura do município previstas para 2022. A cerimônia conduzida pelo prefeito Bruno Reis teve a participação da vice-prefeita Ana Paula Matos, do presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, e diversos gestores municipais.

O prefeito ressaltou que, após diversas ações municipais realizadas no período da pandemia de Covid-19 para auxiliar o setor, a exemplo dos editais de cultura e dos programas SOS Cultura I e II, este é o momento de efetivar a retomada das atividades.  “Agora, com a pandemia diminuindo, precisamos dar a volta por cima, garantindo investimentos expressivos com ações que vão marcar a história desta cidade, que é da música, da arte, enfim, da cultura", concluiu Bruno Reis.

O presidente da FGM salientou que, após o período de pandemia, onde a prioridade foi manter minimamente os profissionais de uma forma digna, agora é momento de reforçar ações de apoio ao setor de forma a trazer de volta os espetáculos aos palcos da cidade. "Estamos partindo para uma série de ações envolvendo apoios a projetos culturais. Para isso, iremos fomentar as demais ações da FGM, numa extensa quantidade de ações para que a atividade seja retomada na cidade este ano, envolvendo capoeira, samba junino e demais atividades artísticas".

As ações divulgadas correspondem aos editais Prêmio Capoeira Viva – Ano II, Arte Todo Dia – Ano V e Viva Cultura 2022, todos lançados neste mês de junho. O Capoeira Vida, lançado nesta segunda-feira (6), contemplará 17 projetos, em três categorias, com investimento total de R$ 300 mil. As inscrições são iniciadas hoje (6) e seguem até o dia 21 de julho, através do site www. premiocapoeiraviva. salvador. ba. gov. br.

A iniciativa visa fomentar e apoiar ações de fortalecimento e valorização da capoeira realizadas na cidade, em consonância com as diretrizes que compõem a política cultural do Município: o Plano Municipal de Cultura de Salvador, o Plano de Salvaguarda do Ofício de Mestre e da Roda de Capoeira na Bahia, a Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais e a Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, aprovadas pela Unesco e ratificadas pelo governo brasileiro.