Bahia

Governo da BA envia bombeiros para auxiliar nos resgates de vítimas das chuvas em Pernambuco

Os militares seguem para Recife na manhã deste domingo (29)

Divulgação/Corpo de Bombeiros
Divulgação/Corpo de Bombeiros

O Governo do Estado da Bahia anunciou neste sábado (28) que vai enviar 14 bombeiros militares especializados em salvamentos, soterramentos, enchentes e inundações, busca e resgate em estruturas colapsadas para Pernambuco. Os militares seguem para Recife na manhã deste domingo (29).

O objetivo é atuar em apoio aos militares e a população pernambucana que sofrem por conta das fortes chuvas que atingem o estado.

O grupamento baiano será comandado pelo tenente-coronel Valdir Ferreira, a equipe vai se deslocar com três veículos tipo pick up. Os militares baianos estarão equipados com materiais de busca e resgate em estruturas colapsadas.

Somente neste sábado (28), 30 mortes em deslizamentos de barreira foram confirmadas no Grande Recife. Com isso, aumentou para 35 o número de óbitos devido às fortes chuvas que atingem a Região Metropolitana e a Zona da Mata desde segunda-feira (23).

Governo Federal

O governo federal anunciou o envio de equipes do Ministério do Desenvolvimento Regional, do Ministério da Cidadania, do Ministério da Defesa e das Forças Armadas para prestar auxílio a autoridades locais e às famílias afetadas pelas fortes chuvas no Grande Recife. As informações foram divulgadas pelo presidente Jair Bolsonaro em sua conta no Twitter.

O presidente escreveu que determinou ao Ministério do Desenvolvimento Regional faça um monitoramento ininterrupto da situação em Pernambuco e em outros estados do Nordeste.