Eleições

Após declaração de Rui ser relembrada, Jerônimo defende gratuidade das universidades públicas

Jerônimo ressaltou a falta de repasses federais para as universidades e a interferência de Bolsonaro na escolha de reitores

Vagner Souza/Salvador FM
Vagner Souza/Salvador FM

Nos últimos dias, com a repercussão do projeto pautado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal, uma fala de 2019 do governador Rui Costa (PT) sobre a possibilidade de pessoas de maior renda pagarem mensalidades nas universidades públicas foi recuperada.

Na sabatina UOL/Folha desta sexta-feira (27), o pré-candidato Jerônimo Rodrigues (PT) defendeu a gratuidade das instituições federais e estaduais e minimizou a declaração do chefe do Executivo.

"Minha defesa é pela universidade pública, acesso, permanência, política de assistência, que possa fazer pesquisa e estimular o desenvolvimento […] Rui queria provocar se essas famílias que vêm para universidade pública, se são de estudantes de famílias com dinheiro, ricos, se conseguiu pagar ensino fundamental, médio, mensalidades caras, quer provocar se essas famílias podem arcar com as despesas que lhe cabem", explicou o ex-secretário de Educação.

Jerônimo ressaltou a falta de repasses federais para as universidades e a interferência de Bolsonaro na escolha de reitores.

"Escolhe reitores, não respeita, depois corta orçamento, quis modelar o conteúdo nas universidades. Estamos segurando o máximo que podemos, mas temos capacidade limitada do orçamento", afirmou o pré-candidato, que deposita as esperanças de um futuro melhor na educação com a eleição do ex-presidente Lula.