Esporte

Cruzeiro é denunciado por cantos homofóbicos pelo STJD

Sessão de julgamento será às 13h da próxima segunda-feira (30)

Bruno Haddad/Cruzeiro
Bruno Haddad/Cruzeiro

A Procuradoria de Justiça Desportiva denunciou o Cruzeiro por cantos discriminatórios feitos por torcedores no último dia 8, durante a vitória por 1 a 0 em cima do Grêmio. O clube foi denunciado também por não prevenir e reprimir o arremesso de objetos no campo.

A denúncia foi realizada nesta segunda-feira (23). A partida aconteceu na sexta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro e foi realizada no Estádio Independência, em Belo Horizonte. 

A sessão de julgamento será às 13h da próxima segunda-feira (30), com transmissão ao vivo no site do STDJ.

O time corre risco de perder os três pontos previstos no regulamento da competição se comprovada a infração cometida “simultaneamente por considerável número de pessoas vinculadas a uma mesma entidade de prática desportiva”.

O artigo 243-G do CBJD trata da prática de ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência. A pena varia de suspensão de cinco a dez partidas.

Além disso, o artigo 213 do CBJD preve multa de R$ 100 a R$ 100 mil quando se “deixa de tomar providências capazes de prevenir e reprimir o lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo”.