Política

Augusto Vasconcelos denuncia Santander por descumprimento de decisões judiciais

De acordo com profissionais da empresa, o banco submete profissionais a condições desumanas

Divulgação
Divulgação

O vereador e líder da oposição na Câmara Municipal de Salvador, Augusto Vasconcelos (PCdoB), denunciou o banco Santander por descumprir decisões judiciais. Segundo o edil, o banco tem desrespeitado as decisões judiciais, não reintegrando os trabalhadores, desligados injustamente, mesmo após liminar deferida. Além disso, não tem efetuado o pagamento da multa pelo descumprimento das decisões.

O comunista, que é presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, destaca ainda que ouviu inúmeras denúncias de bancários que afirmam que a rede espanhola submete esses profissionais a condições desumanas. Segundo o sindicato, atualmente, pelo menos cerca de 13 funcionários estão nessa condição. Alguns casos, inclusive, já completaram um ano, mas seguem sendo ignorados. 

“Existe uma colega com liminar desde julho de 2021 e o Santander não cumpre as decisões judiciais, fazendo, inclusive, que mesmo uma profissional gestante continue sem acesso ao plano de saúde. As famílias desses profissionais estão passando por muita dificuldade. O sindicato dos bancários seguirá tomando todas as medidas necessárias”, declarou Vasconcelos. 

Muitos trabalhadores da empresa, mesmo em tratamento médico, psicológico, e necessitando de diversos medicamentos, seguem sem assistência médica. Augusto garantiu que irá atuar também no âmbito institucional, e já se posicionou no legislativo municipal, exigindo que os bancos assegurem os direitos dos bancários.