Bahia

Bahia é atingida por 12 mil raios, segundo Climatempo

De acordo com números do Climatempo, somente no dia 18, foram registrados 12 mil raios no território

Reprodução / Redes Sociais
Reprodução / Redes Sociais

O temporal que atingiu a Bahia na quarta-feira (18) provocou o aumento do número de descargas atmosféricas no estado. De acordo com números do Climatempo, que constam na base de dados da Neoenergia Coelba, somente neste dia foram registrados 12 mil raios no território. A informação foi divulgada pela concessionária nesta quinta (19).

Em Salvador, as descargas assustaram moradores de vários bairros, incluindo Federação, Barra e Uruguai. Nas redes sociais, dezenas de internautas comentaram o assunto em publicações. Vídeos postados e compartilhados mostraram clarões no céu, provocados pelos raios. Assista aos vídeos abaixo

Segundo a Neoenergia, para atender ao aumento de ocorrências provocado pelos temporais, a distribuidora triplicou a quantidade do efetivo em operação nas regiões mais afetadas do estado, como o extremo sul, Feira de Santana, Taperoá, Valença e cidades adjacentes.

“O nosso sistema elétrico conta com para-raios em sua extensão, mas o aumento na incidência das descargas atmosféricas, que normalmente ocorrem sequenciadas, podem causar danos significativos às estruturas e provocar interrupções no fornecimento de energia. Para minimizar esse impacto, nós triplicamos o número de equipes em campo, que seguirá atuando até que haja a estabilidade climática”, destaca André Araújo, superintendente técnico da Neoenergia Coelba.

Além dos raios, a adversidade climática, com rajadas de ventos de maior intensidade e fortes chuvas aumentam a incidência de objetos e vegetações de grande porte sobre a rede elétrica, além de obstruir e alargar vias de acessos a bairros e municípios.

Devido ao trabalho dos profissionais, foram normalizados 65% dos clientes interrompidos em comparação ao período de maior ocorrência, no final da noite de ontem.

Em nota, a distribuidora reforça que todo o efetivo de engenheiros, técnicos e eletricistas permanecerão de plantão até que a situação climática seja normalizada, e que não medirá esforços para que todos os clientes tenham o fornecimento de energia restabelecido.