Depois de três dias de baterias eliminatórias, chegou a hora de decidir os títulos da segunda das três etapas do Circuito Banco do Brasil de Surfe na Bahia. As quartas de final da competição acontecem neste domingo (15) na Praia de Stella Maris, em Salvador.
No sábado (14), o único surfista da Bahia que se classificou foi Franklin Serpa e só tem uma baiana também entre as oito finalistas da categoria feminina, Potira Castaman.
As mulheres serão as primeiras a entrar no mar neste domingo. Em todas as baterias, terá uma surfista com sobrenome Santos nas quartas de final. Na primeira, a vencedora da primeira etapa em Garopaba (SC), Tainá Hinckel, enfrenta Julia Santos. Na segunda, estão as campeãs brasileiras Silvana Lima e Monik Santos. Depois, tem a baiana Potira Castaman contra Juliana dos Santos e a última vaga para as semifinais será disputada por Kemily Sampaio e Larissa dos Santos.
Na categoria masculina, um novo surfista vai levar o troféu de campeão do Circuito Banco do Brasil de Surfe. O vencedor da etapa de Santa Catarina, o argentino Santiago Muniz, está na Austrália participando do World Surf League Challenger Series. E o vice-campeão, Messias Felix, foi barrado nas ondas difíceis do sábado de praia lotada em Stella Maris. Ele tinha assumido a liderança no ranking Banco do Brasil, quando venceu a primeira bateria que disputou. Agora, é ameaçado por quatro surfistas que avançaram para as quartas de final.
Quem ficar em primeiro lugar nos rankings masculino e feminino, computando os pontos das três etapas, receberá um convite especial para participar a única etapa do WSL Challenger Series na América Latina esse ano, o Corona Saquarema Pro apresentado pelo Banco do Brasil, em novembro na "Capital Nacional do Surfe".
Tainá Hinckel lidera o ranking feminino e Messias Felix está na frente do masculino, mas pode ser ultrapassado por Gabriel Klaussner, Heitor Mueller, Marcos Correa e Artur Silva.