A Universidade Federal da Bahia (Ufba) divulgou através de uma nota técnica, que irá suspender a obrigatoriedade do uso de máscaras e liberará as atividades presenciais de modo mais amplo. A medida anunciada nesta sexta-feira (13), é decorrente da redução do número de casos de Covid-19 em Salvador.
A decisão aconteceu após o Comitê de Assessoramento do Coronavírus da Ufba avaliar que o quadro epidemiológico no estado e nas três cidades onde a universidade possui campi: Salvador, Vitória da Conquista e Camaçari. Ela indica que já há condições sanitárias seguras para a retomada das atividades presenciais por pessoas de todas as faixas etárias e portadores de comorbidades, desde que apresentem ciclo vacinal completo.
O Comitê aponta que a atual onda de casos confirmados e óbitos pelo coronavírus encontra-se "muito próxima de se encerrar", indicando que o número registrado nas últimas semanas se aproxima do registrado no início de janeiro.
Sobre a obrigatoriedade das máscaras, recomenda-se ainda o uso em espaços sem ventilação natural e que proporcionem situações de aglomeração, bem como para pessoas com idade acima de 60 anos ou que tenham comorbidades.