O pré-candidato ao governo da Bahia pelo PSOL, Kleber Rosa, afirmou que a promulgação pura e simples da Lei Áurea não melhorou a condição da população negra no Brasil. A afirmativa foi feita durante a gravação para o seu podcast nesta sexta-feira (13).
“A Lei Áurea foi um projeto genocida. Planejaram nossa inexistência e nos jogaram nas estradas sem direito algum. Precisamos fazer a verdadeira abolição, dando à população negra as plenas condições de nosso desenvolvimento econômico e social”, disse Kleber Rosa.
O socialista ainda lembrou que a Lei tem apenas dois artigos e 14 palavras, não podendo dar conta de mais de 300 anos de escravidão no Brasil e toda a complexidade da condição dos negros libertos em 13 de maio de 1888.
“Precisamos também reforçar as lutas de figuras históricas como Zumbi dos Palmares, Tereza de Benguela, Luís Gama, Aluísio Azevedo, José do Patrocínio e todos aqueles que durante muitos anos trabalharam pela liberdade e pelos direitos da população negra naquele momento e de todos que hoje continuam carregando essa bandeira de luta”, enfatizou.