Na manhã desta quarta-feira (27), a Secretária Municipal de Ordem Pública Rosema Malluf, foi a convidada do dia no Programa Ligação Direta.
Rosemma começou a entrevista elucidando sobre os ambulantes no bairro do Rio Vermelho, e principalmente sobre a inauguração do quiosque de uma das baianas mais famosas de Salvador, a Dinha, que será nesta sexta-feira (29).
Moradores dos bairros da Boa Vista de São Caetano, Castelo Branco e Cosme de Farias entraram em contato com o programa, solicitando resolver as dúvidas sobre os trabalhadores itinerantes nas regiões. Rosemma Maluf respodeu os questionamentos dos ouvintes, informando que estão sendo feitas reuniões para recolocação desses ambuantes, em espaços mais adequados. Para a Secretária, tem que haver um planejamento mais intenso para a retirada desses trabalhadores, que atualmente estão desenvolvendo suas atividades, na sua maioria, no meio da pista.
Iluminação
Rosemma informou sobre as ações de iluminação que estão sendo feitas no Município, em alguns bairros que estavam em situação crítica como a Rua Direta, na Cidade Baixa, e a Ladeira do Cacau, localizada no bairro de São Caetano. Maluf explanou sobre a falta de luz afirmando que na maioria das vezes, a ausência de lâmpadas é ocasionadas devido a roubos e vandalismos.
Ambulantes Carnaval
Um dos assuntos mais polêmicos envolvendo a Secretaria de Ordem Pública também foi esclarecido na manhã desta quarta-feira: o Kit do Carnaval para os ambulantes, que é composto por 01 colete, 04 caixas de isopor (uma grande e três pequenas), 01 sombreiro e 01 lata de lixo.
O que ocasionou tanto alvoroço foi uma problema na comunicação entre os trabalhadores e a Secretaria.
Entenda o caso:
A Secretaria Municipal de Ordem Pública, SEMOP, disponibilizou 4 mil licenças para ambulantes (incluindo baianas de acarajé, vendedores de picolé e salgadinhos) trabalharem neste carnaval. O problema é que houve uma falta de divulgação e informação em relação ao cadastramento e liberação para as vendas nos circutos Dodô e Osmar . Muitos ambulantes estavam pagando pelo kit do carnaval, sendo que, segundo a Secretária Rosemma, é uma cortesia da cervejaria patrocinadora.
Ela ainda informou que os ambulantes que já tiverem esse kit, por conta de outras festas em que a cervejaria patrocionou, só é preciso pagar o DAM Documento de Arrecadação Municipal e reabastecer seu material, comprando as cervejas em qualquer lugar, não necessiariamento no posto oficial, que está instalado na Av. Jequitaia, no bairro do Comércio. Os vendedores também receberam uma pulseira referente ao seu percurso, para não ocorrerem migrações entre a Barra e o Centro.
Neste ano, o DAM está custando 124,00 R$ e dando direito a 04 pessoas utilizarem. Em 2015, o documento custava 35,00 R$ mas apenas uma pessoa poderia utilizar.
Para se cadastrar como ambulante oficial no carval de Salvador, é só acessar o site: www.ambulante.salvador.ba.gov.br, onde é feito o cadastro e depois o pagamento. De acordo com a Secretária Rosemma Maluf, o cadastramento não reserva sua vaga, por isso mais de 500 vagas estão sendo disponibilizas, devido a falta de pagamendo do DAM dos ambulantes que se cadastraram.
Foto: Andressa Fonseca/LD Notícias