Considerada o portal de entrada da Chapada Diamantina, a cidade de Lençóis confirmou programação de mais de oito dias de shows para o São João de 2022. Os detalhes do evento foram apresentados nesta quinta-feira (5) durante coletiva de imprensa realizada em Salvador. Na ocasião, a prefeita Vanessa Senna (PSD) destacou o perfil da festa, que segundo ela, é direcionado aos amantes do forró autêntico.
“Lençóis sofreu muito com a pandemia até porque é uma cidade que vive quase exclusivamente do turismo. A cidade ficou oito meses fechada. Então essa retomada está sendo bem bacana para a gente. Nosso perfil de São João é uma festa de forró autêntico, pé de serra e é esse público que a gente quer atrair para a nossa cidade. Aliado a isso a nossa comunidade gosta desse perfil de São João”, afirmou a prefeita.
As apresentações musicais serão realizadas no Teatro de Arena, um dos principais pontos turísticos de Lençóis, e irão mesclar artistas regionais e nomes nacionais como Adelmário Coelho, Flávio José, Chambinho do Acordeon, Zelito Miranda, Flor Serena e Estakazero. Serão sempre três atrações diárias, com mais de oito horas de muita música a cada noite. [confira a grade completa ao final da reportagem]
“Aumentamos os dias de São João. Começamos no dia 19 e vai até o dia 26. O povo está buscando destinos que não tenham aglomerações, que tenham um turismo de natureza e Lencóis desponta nisso tudo. Vai unir o charme que a cidade tem, com a infraestrutura e a localização. Tudo isso vai fazer de Lencóis um grande destino para o São João”, explica a gestora municipal.
A expectativa da prefeita, é que a ocupação hoteleira chegue a 100% e que na cidade transitem aproximadamente 35 mil turistas. De acordo com ela, as expectativas dos comerciantes locais são as mais otimistas possíveis.
“Os restaurantes estão se preparando. A procura está gigante. Temos muitas opções de restaurantes. Não tem aquela loucura de não achar lugar para comer. Temos muitos ambulantes também que estamos preparando para receber esse público. Acredito também que teremos 100% de ocupação nos hotéis”, afirmou.
Para Léo Macedo, vocalista da banda Estakazero, ansiedade define esse momento já que é a primeira vez , em 20 anos de carreira, que o grupo vai se apresentar em Lencóis.
“São dois anos sem São João. A expectativa nunca foi tão grande. A ansiedade a mil, até para dormir está difícil. Está de volta com esse contato com público, viajar pelo interior. Tocar em Lencóis vai ser muito especial porque é uma cidade que eu nunca me apresentei. Eu amo a cidade, adoro a chapada. É um lugar que conheço bastante, mas nunca tinha feito show em Lencóis, em 20 anos de carreira. Vai ser um super show, não tenho dúvidas”, disse.
Outra atração confirmada no São João da cidade é o grupo Seu Maxixe. Em entrevista ao portal Salvador, Berguinho, vocalista da banda, falou da preparação para os shows dos festejos juninos e prometeu muito forró no repertório.
“Estou muito feliz de poder voltar a se apresentar. Estou emocionado de poder voltar a pegar a estrada de novo. A melhor festa do ano para mim é o São João. Atualizamos o nosso repertório durante o período junino e se baseia em canções que marcaram época não só do forró mais tradicional, mas também de outras bandas como Magníficos, Calcinha Preta e Limão com Mel”, declarou Berguinho que revelou ainda o lançamento de um trabalho audiovisual em homenagem ao forró. “Deve sair agora na primeira quinzena de maio”.
Confira a grade das principais atrações:
13 de junho
Pablo
Kevi Jhone
Os Clones
19 de junho
Seu Maxixe
Sela Vaqueira
20 de junho
Adelmário Coelho
Dorgival Dantas
21 de junho
Flávio José
Lara Amélia
22 de junho
Zelito Miranda
23 de junho
Chambinho do Acordeon
Filomena Bagaceira
24 de junho
Estakazero
Cangaia de Jegue
25 de junho
Colher de Pau