O número de casos identificados de norovírus tem crescido em Salvador, entre o final do mês de abril e a primeira semana de maio, das 35 amostras colhidas do laboratório, ao menos 15 testaram positivo, é o que aponta as análises do laboratório de virologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
O norovírus é um tipo de vírus com alta capacidade infecciosa e de resistência. Capaz de provocar sintomas como diarréia, vômitos, febre alta, dores no corpo e no estômago, que podem durar de um a três dias e surgem de 24h a 48h após a infecção, que pode acontecer após ingestão de água e alimentos contaminados ou através do contato entre pessoas infectadas.O vírus pode ainda ser transmitido para outras pessoas até dois dias após o desaparecimento dos sintomas.
O virologista do Instituto de Ciências da Saúde da UFBA, Gúbio Soares, alerta para o aparecimento do vírus. "Isso chama atenção porque ele não é um vírus comum de aparecer, nem que está sempre presente na população. Quando ele aparece a tendência é aumentar e causar um grande surto", detalha o especialista.
O pesquisador explica ainda que para controlar o avanço das viroses e em especial do norovírus, é preciso adotar algumas medidas de cuidado e prevenção.
.