A Feira Agroecológica da Universidade Federal da Bahia (Ufba) retoma as atividades na manhã da próxima sexta-feira (06), a partir das 7h, na Praça das Artes do campus de Ondina, após dois anos com as atividades paralisadas.
A feira comercializa as produções sem uso de agrotóxicos, e está ligada a um Componente Curricular e a uma Ação Curricular em Comunidade e Sociedade, coordenada pela professora Josanidia Santana Lima, que leciona Agroecologia.
A feira vende alimentos produzidos sem o uso de agrotóxicos. Ela está ligada a um Componente Curricular e a uma Ação Curricular em Comunidade e Sociedade, coordenada pela professora Josanidia Santana Lima, que leciona Agroecologia. "Não é um simples local de comercialização, mas sim o elo final de uma cadeia mais ampla de compromissos assumidos com estudantes, a academia como um todo, agricultores e consumidores”, explica a professora.
Segundo a Ufba, o projeto teve início com seis alunos inscritos e nos anos seguintes foi tomando proporções maiores, chegando a registrar 60 estudantes matriculados e a participação de projetos de outros docentes. Neste retorno, conta com a participação de 45 estudantes.
Na feira, a comercialização dos alimentos saudáveis e produtos agroecológicos, que é feita diretamente pelos produtores, é acompanhada por atividades diversas, com a participação de professores, estudantes, agricultores e consumidores, como o bate papo agroecológico, a prática da yoga, meditação, oficinas de alimentos, práticas integrativas e complementares de saúde, e o momento cultural, com música ao vivo, que atrai diversos artistas.